Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 03

arrow_back Aula 03 - Chaves semicontroláveis – tiristores (SCR, DIAC, TRIAC)

Tipos de Tiristores

Até o momento, vimos o funcionamento básico do tiristor, no entanto, alguns dispositivos apresentam algumas variações na sua estrutura e configuração e, com isso, uma pequena diferença no seu funcionamento. Baseando-se nisso, podemos classificar os tiristores em alguns tipos especiais, dentre eles os mais utilizados são o SCR, o DIAC e o TRIAC.

SCR (tiristor de controle de fase) – Também é conhecido por retificador controlado de silício e seu princípio e operação são exatamente como vimos na descrição do funcionamento dos tiristores. Ele conduz quando está polarizado diretamente e com um pulso de tensão positivo no gatilho. É, normalmente, indicado em aplicações que requerem chaveamento em baixa velocidade e operam, geralmente, na frequência da rede de alimentação e proporcionam a comutação natural do tiristor.

DIAC (tiristor diodo bidirecional) – O DIAC é um tiristor bidimensional, que é capaz de conduzir e bloquear a passagem da corrente nas duas direções. No DIAC não é utilizado o pulso no gatilho. Para que ele conduza, é necessário elevar a tensão aplicada entre os dois anodos até que essa tensão seja superior à tensão de disparo. Para que o DIAC pare de conduzir, é necessário que uma corrente no sentido inverso seja aplicada, porém deve haver cuidado nesse valor aplicado, pois se essa corrente aumentar muito pode atingir a condução no sentido inverso. O símbolo do DIAC é mostrado na Figura 7.

 Símbolo do DIAC.

TRIAC (tiristor triodo bidirecional) – O TRIAC também é um tiristor bidimensional e também é capaz de conduzir e bloquear a passagem da corrente nas duas direções. Ele é formado por dois tiristores comuns ligados em antiparalelo com os gatilhos interligados, ou seja, quando um pulso for disparado no gatilho, os dois tiristores conduzirão permitindo a passagem de corrente nos dois sentidos. Essa característica permite que o TRIAC seja utilizado em circuitos de corrente alternada. Ele tanto pode ser disparado com um pulso positivo como negativo no gatilho. A Figura 8 mostra o símbolo usado para o TRIAC e também a ligação usada para compô-lo com dois SCR, interligando os seus gatilhos.

Símbolo do TRIAC e estrutura interna.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados