Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 03

arrow_back Aula 03 - Chaves semicontroláveis – tiristores (SCR, DIAC, TRIAC)

Parâmetros Básicos

Os principais parâmetros que são necessários conhecer para entender o funcionamento de um tiristor são as correntes que limitam e possibilitam a sua operação.

A principal corrente que deve ser analisada no tiristor é a corrente de gatilho, pois ela é responsável pela condução ou não do tiristor quando este se encontra polarizado diretamente. Porém, para que o tiristor comece a conduzir, é necessário que, além de o tiristor estar polarizado diretamente e de haver um pulso positivo no gatilho, a corrente proporcionada pelo circuito no qual o tiristor está ligado não seja muito pequena, assim, ela deve ultrapassar um valor mínimo chamado de corrente de travamento.

Uma vez que o tiristor está em condução, deve ser mantida uma corrente mínima de manutenção para que ele não pare de conduzir. A corrente de travamento é sempre maior que a corrente de manutenção.

Duas referências de tensão também são importantes para o funcionamento adequado do tiristor, são estas os limites de tensão que podem ser aplicados no tiristor na condução direta (tensão de ruptura direta) e reversa (tensão de ruptura reversa).

Resumidamente, os parâmetros que devem ser observados na aplicação e operação dos tiristores são os seguintes:

Corrente de gatilho ($I_{G}$) – É um pulso de corrente no gatilho do tiristor que é responsável por colocar o tiristor em condução se ele estiver polarizado diretamente.

Corrente de travamento ($I_{L}$) – É a corrente mínima que deve circular entre anodo e catodo, enquanto o pulso no gatilho for mantido, para que o tiristor conduza.

Corrente de manutenção ($I_{H}$) – É a corrente mínima entre anodo e catodo capaz de manter o tiristor em condução depois da retirada no pulso do gatilho.

$$ I_{L} > I_{H} $$

Tensão de ruptura direta ($V_{BO}$) – É a máxima tensão que deve ser aplicada ao tiristor na polarização direta para que este funcione adequadamente.

Tensão reversa máxima ($V_{BR}$) – É a máxima tensão que deve ser aplicada ao tiristor na polarização reversa sem que ocorra a avalanche (a corrente aumenta rapidamente na polarização reversa quando ocorre a ruptura do tiristor).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados