Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 02

arrow_back Aula 02 - Chaves não controláveis - Diodos de potência

Parâmetros básicos

Os principais parâmetros necessários de serem conhecidos para analisar o funcionamento de um diodo são os relacionados com as tensões e correntes que estão sobre o diodo dependendo da forma de operação.

A tensão sobre o diodo determina a sua forma de operação, e existem dois valores de tensão que são importantes para a análise do seu funcionamento: a tensão de barreira e a tensão reversa máxima.

Tensão de barreira ($V_{B}$) – É a tensão de condução do diodo. Ela indica qual a mínima tensão que deve ser aplicada sobre o diodo para a condução. Quando o diodo está polarizado diretamente, se for colocado sobre ele um valor de tensão baixo, menos que a tensão VB, então o diodo, mesmo estando polarizado diretamente, não conduzirá a corrente. Para que o diodo conduza, é necessário fornecer uma tensão superior à tensão de barreira.

Tensão reversa máxima ($VR_{max}$) – Também conhecida como tensão de ruptura. É a máxima tensão reversa que o diodo suporta. Quando esse valor é atingido, o diodo perde suas características operacionais desejadas. Se o diodo está polarizado reversamente quer dizer que há sobre ele uma tensão de polaridade contrária à polaridade do diodo. Essa tensão reversa máxima é o maior valor de tensão possível que se pode aplicar sobre o diodo na polarização reversa.

A corrente sobre o diodo pode assumir diferentes nomenclaturas dependendo da região de operação. Desse modo, pode ser corrente direta, corrente reversa de fuga e corrente de avalanche.

Corrente direta - É a corrente que circula pelo diodo quando o diodo está polarizado diretamente. É zero quando a tensão aplicada sobre o diodo na polarização direta é inferior à tensão de barreira.

Corrente reversa de fuga – É uma pequena corrente que circula pelo diodo quando ele está polarizado reversamente, ou seja, o diodo não deveria conduzir, mas devido às impurezas do material existe essa pequena fuga, quase desprezível.

Corrente de avalanche – É a corrente que circula pelo diodo quando a tensão de ruptura é atingida. Nesse caso, se na polarização reversa o valor da tensão sobre o diodo exceder a tensão de ruptura, então a corrente de avalanche passará a circular pelo diodo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados