Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 02

arrow_back Aula 02 - Chaves não controláveis - Diodos de potência

Polarização

O funcionamento do diodo de potência é o mesmo do diodo convencional. Quando uma tensão com a mesma polaridade do diodo está sobre ele, então o diodo conduz deixando passar uma corrente elétrica, funcionando como um curto circuito. Já quando a polaridade é contrária, o diodo não conduz, bloqueando a passagem da corrente elétrica, funcionando como um circuito aberto. Portanto, o diodo permite a passagem de corrente em apenas um sentido. A Figura 3 mostra as situações de condução e não condução.

Funcionamento do diodo: quando ele conduz (a) e quando ele não conduz (b).

A Figura 3 (a) mostra a situação de polarização direta, quando é submetida ao diodo uma tensão positiva, ou seja, coincidindo com os sinais dos seus terminais. Nesse caso, o diodo comporta-se como um curto circuito, permitindo a passagem de corrente. Já na Figura 3 (b), é mostrada a polarização reversa, situação em que a tensão sobre o diodo é negativa, ou seja, tem a polaridade contrária à tensão do diodo. Nessas circunstâncias, o diodo passa a operar como um curto aberto, bloqueando a passagem de corrente.

O diodo de potência enquadra-se na categoria de chave não controlada devido ao sinal transmitido a partir dele depender apenas da polaridade do sinal, como mostrado na Figura 3. Quanto às chaves controladas, permitem ou não a passagem do sinal também devido a um sinal externo. Existe outro fator que determina se o dispositivo conduzirá ou não além da polarização, como também o seu tempo de condução. Mas esses dispositivos controláveis serão estudados em aulas posteriores.

Exemplo

Represente dois circuitos elétricos que contenham, cada um, uma fonte de 15 Volts, uma resistência de 5 Ω, um diodo e uma lâmpada, todos ligados em série. Porém, no primeiro, o diodo deve estar ligado de tal forma que o circuito conduza e a lâmpada acenda, já no segundo, a lâmpada não deve acender.

Resposta

Para o primeiro caso, em que a lâmpada deve acender, a polarização do diodo deve ser direta, ou seja, o potencial positivo da fonte deve coincidir com o terminal positivo do diodo:

Quanto à segunda situação, em que a lâmpada não deve acender, deve ocorrer a polarização reversa, ou seja, o potencial positivo da fonte deve coincidir com o terminal negativo do diodo:

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados