Sensor

É o elemento primário de um sistema de medição que recebe a energia do meio, corpo ou substância e produz uma resposta representando a amplitude de uma variável física mensurada. Normalmente, essa resposta é representada por um sinal analógico (tensão, corrente, movimento, resistência etc.) não padronizado, o que dificulta a indicação direta do valor da variável medida.

Assim, para que um sensor possa ser utilizado, por exemplo, em um sistema de controle de processo, o seu sinal de saída precisa ser condicionado, isto é, passado de uma forma não padronizada para uma padronizada (por exemplo, 4 a 20 mA ou 3 a 15 PSI) e, em seguida, amplificada. O sinal resultante dessa manipulação pode, então, ser enviado ao controlador e/ou a outros instrumentos.

Em relação à natureza da saída, existem basicamente dois tipos de sensores: os analógicos, que produzem uma saída contínua proporcional à variação de algum parâmetro da entrada; e os digitais, que geram uma saída do tipo liga/desliga (on / off). Os sensores que produzem saídas digitais do tipo trem de pulsos, por exemplo, são considerados sensores digitais.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados