Parâmetros dos instrumentos de medição

Uma boa compreensão do comportamento do processo é crucial para a escolha do dispositivo de medição a ser empregado, pois permitirá ao projetista definir, de forma precisa, as características e parâmetros do dispositivo que mais se adequem à necessidade da aplicação. Alguns dos parâmetros mais comuns serão apresentados a seguir.

 

Sensibilidade

Também conhecida como ganho, é uma medida da alteração na saída de um sensor/transdutor (ou resposta do instrumento), em decorrência de uma mudança na sua entrada, isto é, na variável mensurada. Assim, um sensor tem uma alta sensibilidade se, para uma pequena variação da variável medida, ele gerar uma variação considerável na sua saída.

 

Faixa Nominal (Range)

Representa o conjunto de valores da grandeza medida, considerando-se toda a extensão da faixa de valores que um instrumento é capaz de medir. Ou seja, são as leituras mínimas e máximas que um instrumento pode medir. É expresso determinando os valores extremos.

 

Amplitude da Faixa Nominal (Span)

É o módulo da diferença entre os limites do range de um instrumento. Em outras palavras, é a diferença entre os valores máximo e mínimo da faixa de medida de um instrumento. Por exemplo, um sensor de pressão que possui uma faixa de medida de 50 a 200 PSI, possui um span de 150 PSI.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados