Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula 06

arrow_back Aula 06 - Sistema de Manutenção Planejada (SMP) e teoria básica de confiabilidade

Sistema de Manutenção Planejada (SMP)

O Sistema de Manutenção Planejada (SMP) é constituído por todas as ações referentes à manutenção de equipamentos, associadas a um gerenciamento, como capacitação de recursos humanos, estoque de materiais, acompanhamento jurídico de contratos, distribuição de atividades, entre outros.

Em aulas anteriores, pudemos perceber que procedimentos técnicos de manutenção estão presentes no dia a dia de empresas, instituições, e têm por objetivos: redução de custo, aumento de lucro e melhoria na qualidade de produtos ou serviços fornecidos. Entretanto, o gerenciamento não planejado de todos os aspectos associados a esses procedimentos pode levar a ineficiência e a ineficácia das medidas tomadas. Em outras palavras, caso, por exemplo, a equipe de manutenção comece a trocar lâmpadas sem o devido registro, um dia podem faltar lâmpadas no setor para realizar a manutenção, deixando a empresa no escuro (Figura 1).

Representação de uma lâmpada queimada que não pode ser trocada por falta de lâmpadas novas disponíveis

Imagine um equipamento médico-hospitalar, como uma máquina de raio X (aquela que permite “fotografar” nossos ossos). Todo hospital deve possuir uma equipe de manutenção responsável por manter, entre outros equipamentos, a máquina de raio X em funcionamento.

Caso ela apresente defeito, deve-se imediatamente enviar um profissional da equipe de manutenção para consertar o equipamento? A resposta dependerá do que?

Primeiramente, informações sobre o equipamento devem ser respondidas. Deve-se verificar se o equipamento não está na garantia ou se está sob contrato de manutenção de empresa terceirizada. Deve-se também verificar a ordem de prioridade dos equipamentos que se encontram com problema, se existe pessoal capacitado para a realização da tarefa e quantos profissionais serão necessários, se existem peças disponíveis para fazer a substituição da peça danificada, entre muitos outros aspectos.

Equipamento com problema de funcionamento e a respectivas necessidades de manutenção definidas pelo Sistema de Manutenção Planejada.

Você percebeu que para se consertar uma máquina é necessário um conjunto de informações a respeito de equipamentos, equipe de manutenção (Quem consertará? Qual a capacitação do profissional?), peças de reposição (Quais peças serão trocadas?), formas de registro (Como será feito o registro do serviço?), contratos e, principalmente, o seu gerenciamento. A esse conjunto chamamos de Sistema de Manutenção Planejada.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados