Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula 06

arrow_back Aula 06 - Sistema de Manutenção Planejada (SMP) e teoria básica de confiabilidade

Curva típica de falhas

A curva da taxa de falhas de grande número de componentes e sistemas é caracterizada por uma curva designada por curva em banheira, na qual se distinguem 3 regiões, conforme mostra a Figura 13 a seguir.

Curva da taxa de falhas em função do tempo, apresentando três regiões (Juvenil, Adulto e Velho... Experiente)

A Região J, designada como período de taxa de falhas inicial (ou período Juvenil), corresponde ao período de partida do componente ou sistema e é caracterizado por uma taxa de falhas relativamente alta, a qual decresce com o tempo, tendendo para um valor mais baixo e constante. Na população humana, verifica-se uma curva desse tipo para a mortalidade dos indivíduos. A taxa de mortalidade é mais alta nos primeiros meses de vida (mortalidade infantil); essa taxa cai rapidamente e, por exemplo, é muito menor para crianças de 2 anos do que para recém-nascidos. O mesmo acontece com circuitos eletrônicos, rolamentos, lâmpadas elétricas etc.

A Região A é designada como período de taxa de falhas constante (ou período Adulto). Durante esse período, que normalmente abrange a maior parte da vida útil do componente ou sistema, a taxa de falhas é, aproximadamente, constante.Corresponde à idade adulta nas populações humanas. Durante esse período, a mortalidade, devida as causas aleatórias, verifica-se a uma taxa constante. Pretende-se que os equipamentos de responsabilidade funcionem dentro desse período, após ultrapassado o período inicial de taxa alta. Com essa finalidade, exigem-se, em certos casos, tratamentos prévios designados por envelhecimento, com a finalidade de estabilizar as características de equipamentos ou componentes e identificar falhas iniciais. Essa exigência é corrente em instrumentos, circuitos eletrônicos de comando etc.

A Região V, designada como período de falhas devidas à deterioração (ou período Senil), é um período que se segue ao de taxa de falhas constante e durante o qual a taxa de falhas sobe rapidamente, devido a processos de deterioração (mecânica, elétrica, química etc.). As avarias, se não forem tomadas precauções prévias (manutenção preventiva), acabam por se suceder catastroficamente em toda os componentes do sistema.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados