Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula 04

arrow_back Aula 04 - Transmissão de informações

Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda (WDM)

A WDM (Wave-Division Multiplexing) é uma técnica de multiplexação muito semelhante à FDM, tendo como principal diferença o fato de trabalhar com sinais óticos transmitidos sobre cabos de fibras óticas (sinais digitais). No multiplexador, são combinados diversos sinais óticos em um único sinal de luz e no receptor eles são separados novamente. O princípio dessa técnica é a utilização de prismas que desviam os sinais luminosos com base no ângulo de incidência e na frequência dos feixes de luz.

Você já estudou que as fibras óticas são capazes de transmitirem sinais a velocidades altíssimas, e que, normalmente, o que limita a velocidade máxima utilizada são as tecnologias das placas de rede. Suponha, por exemplo, que a velocidade máxima suportada por um dado padrão de rede é 1Gbps. Nesse caso, para possuirmos uma ligação entre dois pontos com uma capacidade maior que 1Gbps, a alternativa seria utilizar várias fibras e transmitir 1Gbps em cada uma. Entretanto, isso ia requerer um gasto elevado com cada fibra adicional e, ainda assim, estaríamos subutilizando a capacidade de cada fibra individual.

A WDM é uma solução muito melhor, pois permite a criação de vários canais virtuais dentro da mesma fibra ótica. No nosso exemplo, seriam criados vários canais de 1Gbps dentro da fibra, de modo que quem fosse utilizar um desses canais iria pensar que existiam várias fibras separadas, cada uma com capacidade de 1Gbps.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados