Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula 04

arrow_back Aula 04 - Transmissão de informações

Multiplexação

Quando pensamos em um enlace interligando dois pontos, devemos lembrar que esses pontos, ou seja, os equipamentos em cada extremidade do link, podem ser um conjunto de computadores, um roteador e um modem. Nesse caso, apesar do link conectar dois modems fisicamente, na verdade, podemos entender que esse link está conectando duas redes diferentes, porque as informações que irão trafegar pelo link não são apenas as informações geradas nos roteadores. A maior parte do tráfego no link será de informações geradas em cada uma das redes. A Figura 4 ilustra essa situação.

link interligando redes

Imagine que vários computadores da rede A estão se comunicando com vários outros computadores da rede B. É natural que o tráfego gerado por cada computador individualmente seja bem menor que a capacidade de transmissão do link. Para o nosso exemplo, suponha que o link é de 1 Mbps (1024 Kbps) e cada computador gera um tráfego de 128 Kbps. Se utilizarmos o link para transmitirmos as informações de apenas um computador por vez, desperdiçaremos a maior parte da banda disponível, pois 1024 kbps é igual a 8 x 128 kbps.

Poderíamos, portanto, transmitir o tráfego de 8 computadores de uma vez, mas, para isso, é necessário alguma técnica que permita o compartilhamento do link de modo a transmitir, simultaneamente, o tráfego gerado pelos diversos computadores. Essa técnica é denominada multiplexação. A multiplexação permite que se transmita mais de um sinal em um mesmo meio físico.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados