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arrow_back Aula 05 - Estrutura Organizacional de uma Manutenção

Estrutura organizacional da manutenção

Até os anos de 1990, o setor de manutenção apenas planejava e administrava recursos de acordo com a carga de trabalho esperada. Para exercer essa função, esse setor não necessitava estar ligado diretamente à direção da empresa. Hoje, essa realidade mudou.

Atualmente, com a função de gerenciar e solucionar os problemas da produção, sempre buscando a integração das atividades no sentido de maximizar os resultados e aumentar a competitividade no mercado, a manutenção passa a ocupar outra posição dentro das empresas. Uma posição mais nobre e de maior responsabilidade.

Assim, estruturar uma manutenção significa organizá-la de maneira que ela possa vir a responder com a maior eficiência possível aos fins a que se destina. Acreditamos que você esteja lembrado dos objetivos de uma manutenção, estudados em aulas passadas. Caso contrário, retome essas aulas para recordá-los.

Conclusão, a organização de uma manutenção que possa atender com agilidade tanto as ordens de serviços como a manutenção preventiva, deve, no mínimo, ter autonomia para a tomada de decisões. Vamos, então, conhecer essa organização, começando pela subordinação, depois pelos três tipos de organização que são as formas de atuação, mostrando as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Vamos conhecer também os critérios das prioridades dos atendimentos e um mecanismo de avaliação da eficiência das manutenções. Por fim, um pouco dos sistemas de controle utilizados pela manutenção.

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