Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 11

arrow_back Aula 11 - Acionamentos Eletrônicos: Acionamentos V/F constante e PWM

Curvas de operação

O acionamento V/F constante, como o próprio nome sugere, mostra uma relação linear entre a tensão e a frequência aplicadas ao motor. A Figura 1 mostra um gráfico que relaciona essas duas grandezas.

Gráfico de tensão x frequência no controle V/F constante.

O gráfico mostra a curva de operação para um motor de indução com tensão nominal de 380 Volts e frequência de 60 Hertz. Assim, notem que durante a partida, a tensão e a frequência vão aumentando, gradativamente, até que sejam atingidos os valores nominais. Quando o motor atinge a sua tensão máxima de operação, 380 V, então a frequência não deve mais ser aumentada, pois a tensão não pode acompanhar por limitações físicas.

No entanto, caso a frequência seja aumentada a valores superiores aos 60 Hz, então a corrente e o torque sofrerão queda, levando o motor a operar em uma situação chamada de região de enfraquecimento de campo. A Figura 2 mostra o gráfico do torque em função da frequência, retratando essa realidade.

 Gráfico de torque x frequência.

Na região de enfraquecimento de campo é exigida da máquina uma velocidade muito alta, porém a tensão já está no seu limite. Por isso, há uma queda no fluxo da máquina e não conseguimos manter o torque constante. Apesar de não ser uma região desejável de operação, existem algumas aplicações que manipulam outras variáveis para que seja possível operar a máquina nessas condições.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados