Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 10

arrow_back Aula 10 - Acionamentos Eletrônicos: Chaves convencionais de partida de motores

Partida suave (soft starter)

A partida eletrônica, como também é conhecida a partida soft starter, ainda é chamada de partida a estado sólido, e consiste em um acionamento baseado em tiristores ou combinação de diodos e tiristores. O controle do ângulo de disparo dos tiristores é feito para que a tensão aplicada ao motor durante a sua aceleração aumente de forma suave, à medida que o motor vá necessitando, até que sejam atingidos os seus valores nominais.

A partida suave é largamente utilizada não apenas por apresentar o controle da corrente durante a partida, mas também por não apresentar partes móveis como é o caso da utilização das chaves eletromecânicas, evitando o arco elétrico.

A Figura 6 mostra o diagrama de comando para a partida suave.

 Diagrama de comando para a partida suave

A parte mais importante da partida suave está no controle das chaves, elas definem a tensão a ser aplicada aos enrolamentos do motor. Ao ser pressionada, a botoeira B1 permite o fechamento do contato C1 permitindo a alimentação do motor. No entanto, mesmo com essa chave fechada, quem define qual a tensão que será aplicada ao motor é o controle das chaves. Normalmente é usada uma função rampa como referência para a variação de tensão, pois essa referência se adéqua perfeitamente à variação suave proposta pelo acionamento soft starter.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados