Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 10

arrow_back Aula 10 - Acionamentos Eletrônicos: Chaves convencionais de partida de motores

Partida estrela triângulo

A partida estrela triângulo é uma partida bastante utilizada na prática, porém ela apresenta uma restrição, apenas pode ser utilizada em motores que possam ser alimentados com duas tensões distintas, em que a menor tensão deve ser a tensão da rede de alimentação e a maior em torno de 1,73 vezes a menor.

Isso ocorre devido à característica da ligação, que consiste em fazer a mudança da ligação estrela para triângulo (também chamada de delta) durante a partida. As ligações estrela e triângulo podem ser observadas na Figura 3.

Ligação estrela e triângulo

Observando as duas formas de ligação das bobinas do motor, é possível concluir que a tensão sobre cada enrolamento do motor na ligação em estrela é menor que a tensão em cada enrolamento do motor quando ligado em triângulo, uma vez que a tensão fase-neutro é menor que a tensão fase-fase.

$$ V_{fase-fase} = \sqrt{3}\times V_{fase-neutro} $$

Esse método de partida consiste em fazer com que o motor seja ligado em estrela durante a partida, já que, nessa ligação, a tensão sobre as bobinas é menor, proporcionando uma redução para 1/3 da corrente nominal. Quando o motor atinge entre 80 e 90% da sua rotação nominal, então o comando chaveia as ligações do motor para triângulo, de forma automática ou manual.

A Figura 4 mostra o diagrama de comando para a partida estrela triângulo.

Diagrama de comando para a partida estrela e triângulo.

O diagrama mostra como fazer a conversão de estrela para triângulo durante a partida. Ao ser acionada, a botoeira B1, passa a existir corrente através da bobina do contator C1, que imediatamente fecha seus contatos no circuito de comando e de força selando o seu funcionamento. Ao mesmo tempo, passa corrente pelo contator temporizado Ct1, que inicia a contagem de tempo para que seus contatos sejam comandados. Então, por enquanto, também circula corrente na bobina do contator C3, que abre o seu contato no circuito de comando e fecha o do circuito de força, ligando o motor em estrela.

Quando o contator Ct1 termina a contagem, então os seus contatos são operados, abrindo o contato do ramo que tem a bobina do contator C3 e fechando o do ramo que tem a bobina do contator C2. Com isso, os contatos do contator C3 retornam à posição de repouso e os do contator C2 são acionados fazendo com que, no circuito de força, o contato C3 abra e o C2 feche, mudando a ligação do motor de estrela para triângulo.

Para o desligamento do motor, basta que seja acionada a botoeira B0, o relé de sobrecarga seja disparado ou um dos fusíveis atue.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados