Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula 02

arrow_back Aula 02 - Noções de Eletricidade - Primeiros passos II

Introdução de Alguns Conceitos Fundamentais da Eletricidade

No final da aula passada, vimos como Volta “inventou” a pilha elétrica, inicialmente empilhando vários discos de prata e zinco, separados por tecido embebido em salmoura e apoiados em um suporte de hastes verticais de madeira, tendo dois fios de cobre ligados, um na base e outro no topo da pinha de metais. Estão lembrados, não é?

Hoje, nós temos o que chamamos de baterias, que são na realidade uma associação de pilhas em série, o que possibilita obter maiores tensões elétricas, como mostrado na Figura 1, quando uma pilha de 1,5 V é usada em série para obter tensões de 3 V e de 4,5 V.

Observe o símbolo usado para representar a pilha como uma fonte de tensão de 1,5 V. O traço maior representa seu terminal positivo e o traço menor representa seu terminal negativo. Logo mais, veremos outros tipos de fontes de tensão e como representá-las.

Associação de pilhas em série.

As pilhas e baterias têm hoje mais aplicações do que se imagina. Vejamos onde são usadas: nos automóveis, nos celulares, nos relógios digitais, nas calculadoras portáteis, nos ponteiros laser usados por conferencistas, mas também por vândalos nos estádios de futebol, na tentativa, por exemplo, de atrapalhar os reflexos dos jogadores e em especial do goleiro de um time adversário.

Exercício resolvido: Sabendo que as pilhas comerciais AA possuem uma tensão de 1,5 volts (quem não souber basta olhar em, uma, verão 1,5 V), quantas seriam necessárias para obter uma tensão de 150 volts?!

$$ quantidade \ de \ pilhas = \frac{150}{1,5} = 100 \ pilhas $$

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados