Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula 14

arrow_back Aula 14 - Osciloscópio

Preliminares

Basicamente, existem dois tipos de osciloscópios: o analógico e o digital. O primeiro deles utiliza um monitor de raios catódicos para exibir o comportamento do sinal, enquanto o segundo, uma tela de cristal líquido (LCD). Entretanto, existem diversas diferenças entre eles, mas que não serão mencionadas por estarem fora dos objetivos da nossa disciplina. Ademais, além de um monitor ou tela LCD (moderno, não?), o osciloscópio dispõe de botões, chaves e luzes indicadoras, o que nos permite interagir com o instrumento de inúmeras formas. Por exemplo, podemos reduzir ou aumentar o nível de detalhes do sinal medido, salvar imagens da tela (quando disponível), calibrar o instrumento, fazer testes com sinais predefinidos e assim por diante.

No nosso curso, iremos trabalhar com um osciloscópio digital de duas entradas (ou dois canais), como o apresentado na Figura 1. Apesar de ser um modelo bem particular (modelo DSO-X 2022A da Agilent Technologies), os conceitos básicos apresentados serão fundamentais para o uso de qualquer outro osciloscópio, independente do fabricante, do número de canais e do seu tipo (analógico ou digital).

 Imagem do osciloscópio digital 2022A da Agilent Technologies.

Um acessório muito importante no uso do osciloscópio é a ponta de prova ou, simplesmente, a ponteira do osciloscópio (Figura 2). Ela dispõe de dois terminais de trabalho, sendo um destinado ao sinal que se deseja medir (terminal de medição) e o outro destinado ao referencial de terra, terminal de terra ou terminal de referência do circuito. Nunca se esqueça de conectar esses dois terminais ao circuito, pois a falta de um deles pode resultar em medições inadequadas, principalmente quando o terminal de terra não está conectado. Logo, outra recomendação importante é jamais conectar a ponteira do osciloscópio à tomada da rede elétrica, sob o risco de danificar o equipamento e/ou causar danos à sua saúde.

Ponta de prova do osciloscópio

Antes de começarmos a trabalhar com o osciloscópio, precisamos conhecer um pouco mais sobre o seu painel frontal. Para isso, a Figura 3 apresenta os principais itens desse instrumento, com destaque para o botão de liga/desliga, os dois canais de entrada (conexão com as ponteiras) e as chaves seletoras para o eixo horizontal (base de tempo) e o eixo vertical (amplitude do sinal).

Painel frontal do osciloscópio digital com destaque para os seus principais itens.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados