Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula 14

arrow_back Aula 14 - Osciloscópio

O que é um Osciloscópio?

Até agora, trabalhamos apenas com medições de tensão ou corrente, sem qualquer relação com o tempo. Mas e se quisermos saber quanto tempo durou um sinal? Em que instante ocorreu o seu valor máximo? E a sua forma? A resposta para essas e outras perguntas podem ser obtidas por meio do uso de um dos principais instrumentos de bancada: o osciloscópio.

Assim, o osciloscópio é um aparelho muito comum em diversas aplicações na área de eletrônica, principalmente em atividades relacionadas à manutenção de dispositivos eletrônicos. A partir dele, podemos visualizar o comportamento temporal de um sinal na tela de um monitor (por meio de gráficos em coordenadas X-Y e em tempo real), seja este sinal analógico ou digital. Logo, a sua utilização pode ser comparada a um BBB (Big Brother Brasil) do mundo eletrônico, pois nada escapa aos “olhos” desse curioso aparelho. Dessa forma, diversas características do sinal, como amplitude, período e frequência, podem ser visualizadas de maneira amigável e interativa.

A presença de um monitor em sua estrutura nos passa uma falsa ideia de que o osciloscópio é um instrumento recente. Assim, para aqueles que acham que esse aparelho pertence ao século XXI, estão muito enganados. O primeiro osciloscópio foi desenvolvido em 1897 pelo físico alemão Karl Ferdinand Braun, ganhador do prêmio Nobel de 1909. Porém, esse aparelho só passou a ser comercializado no início do século seguinte, com o surgimento de novas tecnologias industriais, como o tubo de raios catódicos.

Karl Ferdinand Braun nasceu em 6 de junho de 1850, na cidade de Fulda, na Alemanha. Passou por diversas instituições de ensino no seu país até chegar aos Estados Unidos, no início da Primeira Guerra Mundial. Morreu em 20 de abril de 1918, no Brooklin, Nova Iorque. Apesar de suas importantes contribuições na área de eletricidade (como o primeiro osciloscópio), ele ganhou o prêmio Nobel (1909) por trabalhos desenvolvidos na área de telegrafia sem fio, em conjunto com o cientista italiano Guglielmo Marconi.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados