Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula 09

arrow_back Aula 09 - Sensores de Temperatura – Parte 1

As escalas de medição

Já foi descrito o que significa, de forma sucinta, a temperatura em um corpo em relação aos demais ao redor dele. Agora, o que significa aquele número 27 que Paulo observou? É sabido que praticamente tudo ao nosso redor pode ser, de alguma forma, mensurado: desde sua massa na balança da farmácia ou sua altura, até o número de pães comprados na padaria. Com a temperatura não seria diferente.

A temperatura usa como padrão científico, de acordo com o sistema internacional de unidades (SI), o Kelvin (K). Agora, o que Paulo viu foi 27 K? A resposta é não. Embora o padrão no SI seja o K, as unidades utilizadas no dia a dia são os graus Celsius (°C) e Fahrenheit (°F). Dependendo do país em que se viva, uma ou outra escala é utilizada como padrão ou como mais usual. Existem outros tipos de escalas ao redor do mundo, no entanto essas são as predominantes.

Como estamos no Brasil, a escala que Paulo viu foi a Celsius. Logo, foram 27°C. O número significa que a temperatura estava 27 graus acima da temperatura de congelamento da água, que é 0°C, por convenção. Porém, se Paulo viajasse para outro país e visse do lado do termômetro um valor como 40°F, ele não precisaria se desesperar. É possível converter esse valor para Celsius utilizando a fórmula abaixo:

$$ TC = \frac{5}{9} \times (TF - 32) $$

Onde:

TC - Temperatura em Celsius

TF - Temperatura em Fahrenheit

Efetuando os cálculos:

$$ TC = \frac{5}{9} \times (40 - 32) $$ $$ TC = 4,4 $$

Obtemos que 40°F equivale a 4,4°C e que Paulo estaria tremendo de frio se não estivesse bem agasalhado, já que esta temperatura é próxima à temperatura de congelamento da água! E se fosse na escala Kelvin, quanto seria? Para a escala Kelvin, temos:

$$ Tk = Tc + 273,15 $$

Onde:

Tk – Temperatura em Kelvin

Substituindo o valor 4,4 °C onde tem Tc, obteríamos Tk = 277,15 K. Agora que já vimos como relacionar as escalas de temperaturas Celsius e Fahrenheit, veremos como é feito para obter as medidas na indústria.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados