Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula 01

arrow_back Aula 01 - Entendendo os sistemas e as formas de conectividade

Definição de redes de computadores

Para entender o termo Sistemas de Conectividade, é necessário compreender o que significa o termo conectividade. Conectividade se refere ao fato de dois dispositivos estarem interligados de alguma forma ou, dizendo de outro modo, de existir um meio de transmitir informações entre eles. Portanto, Sistemas de Conectividade se referem a um conjunto de mecanismos que permite a troca de informações entre dispositivos. Como exemplos podemos mencionar os sistemas de telefonia e de TV a cabo, em que a central de distribuição recebe sinais de diversos canais por meio de uma ou mais antenas e os distribuem para as residências através do cabo coaxial.

O sistema de comunicação é composto por enlaces físicos interligando os elementos da rede. Voltando para o exemplo da TV a cabo, os elementos da rede são os equipamentos da central e os televisores nas residências.

Uma rede de computadores também é um sistema de conectividade onde os elementos que se comunicam são computadores. Normalmente, se define uma rede de computadores como um conjunto de equipamentos interligados por um sistema de comunicação, com a finalidade de compartilhar informações entre os usuários e recursos computacionais. Esses computadores são interligados de acordo com alguma topologia e protocolos. Uma topologia define a estrutura de como esses computadores são interligados, enquanto que os protocolos definem regras que controlam a comunicação. Você estudará detalhadamente os conceitos de topologia na Aula 3 dessa disciplina. Já os protocolos de rede serão estudados a partir da Aula 5.

Classificação das redes quanto ao alcance geográfico

Existe uma classificação para as redes baseada na sua abrangência geográfica. Mas, como considerar apenas a distância não caracteriza exatamente uma rede, a classificação, normalmente, considera outros fatores, como velocidade da transmissão e se a rede é pública ou privada.

Desse modo, chamamos de LAN (Local Area Network, em português, Rede Local) as redes cuja abrangência vai de algumas dezenas de metros até poucos quilômetros (Figura 2). Esse termo é utilizado para identificar a rede dentro das instalações físicas de uma empresa, sendo, portanto, de propriedade privada. Além disso, possuem altas taxas de transmissão, tipicamente sendo de 10 Mbps, 100 Mbps ou 1 Gbps.

Rede LAN

Existem também as MANs (Metropolitan Area Network, em português, redes metropolitanas) que, normalmente, abrangem o perímetro de uma cidade, permitindo que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si (Figura 3). Um exemplo de MAN é a rede utilizada pela prefeitura de uma cidade como Natal/RN, de modo que as diversas secretarias do governo municipal, distribuídas por diversos bairros da cidade, estão interconectadas.

Rede MAN

As WANs (Wide Area Network) são redes que abrangem distâncias mais elevadas e interconectam pontos espalhados várias cidades, ou até mesmo países (Figura 4). Diferente das LANs, onde todo o cabeamento é da própria empresa, as WANs, tipicamente, utilizam links de comunicação alugados e de velocidades consideravelmente inferiores as das LANs. Uma utilização frequente das WANs é serem empregadas para interligar as LANs das várias filiais em diferentes cidades e da matriz de uma empresa.

Rede WAN

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados