Cursos / Eletrônica / Lógica de Programação / Aula 08

arrow_back Aula 08 - Estruturas Aninhadas: ENQUANTO e PARA

Aninhamento de 'para'

Na aula sobre a estrutura de repetição para, você deve ter percebido que, em todos os exemplos, utilizei como variável de controle a letra 'i'. Como dito, a utilização dessa letra como variável de controle para as estruturas de repetição para é muito comum, porém, isso não é uma convenção. Portanto, lembre-se de que, se preferir, poderá definir outro nome para a variável de controle e tornar ainda mais fácil a sua leitura do algoritmo.

Atenção

Vale relembrar que a definição do nome da variável de controle deve seguir as mesmas regras da definição de qualquer variável.

A estrutura de repetição para interna deve possuir o nome da variável de controle diferente da variável de controle do para externo. Por esse motivo, a definição do nome da variável de controle em uma estrutura de repetição para torna-se importante, principalmente, quando é necessário realizar a construção de algoritmos com o aninhamento de duas ou mais dessa estrutura.

Em outras palavras, no aninhamento de para não deve ser utilizado o mesmo nome da variável de controle em mais de uma estrutura, caso contrário, o comportamento de incremento da variável de controle ocorrerá de forma desordenada.

No aninhamento da estrutura de repetição para, você terá a execução de um laço do para externo somente após a execução de todos os laços do para interno. Assim, somente após a conclusão de todos os laços da estrutura de repetição para interno é que é realizado um laço na estrutura externa.


Isso te lembra algo? Esse comportamento é semelhante ao das estruturas de repetição enquanto.

No exemplo abaixo, apresento uma pequena tabuada para ilustrar como isso ocorre. Observe com atenção o conteúdo impresso nesse algoritmo e, em seguida, procure modificar os valores iniciais e finais de cada um dos para presentes no exemplo, mas fique atento em como isso interfere no resultado impresso.

Observe, principalmente, quais são os resultados obtidos a partir da mudança de cada uma das estruturas. Sugiro que você altere somente um dos elementos por vez, ou seja, experimente alterar, por exemplo, o valor 3 do para interno, definindo um outro valor de sua escolha. Verifique o resultado e, só então, após realizar esse experimento, você alterará algum dos outros parâmetros, sempre analisando qual é o impacto no resultado gerado.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados