Cursos / Eletrônica / Lógica de Programação / Aula 02

arrow_back Aula 02 - Uga, Uga! - Instruções primitivas, variáveis e tipos de dados

Instruções Primitivas

Espera aí, instruções primitivas? Será que terei de voltar ao tempo das cavernas? Não, nada disso! As instruções primitivas são os comandos básicos existentes nas linguagens de programação. Esses comandos permitem que o seu algoritmo possa obter ou apresentar algum dado através da Linguagem de Programação, além de armazenar esses dados em espaços de memória do computador. E, para isso, também é necessário utilizar os comandos de atribuição.

Sem as instruções primitivas, os seus programas seriam extremamente limitados, impossibilitando a construção de programas com estruturas dinâmicas. Sempre que fosse necessário realizar um procedimento, seria preciso informar os valores de entrada antes do processo de execução do programa. Desse modo, somente pessoas que possuíssem conhecimento de programação conseguiriam utilizar programas.

Assim, as linguagens de programação possuem as instruções primitivas de entrada, as instruções de saída, a declaração de variáveis e os comandos de atribuição. Você conhecerá agora as instruções primitivas do Potigol.

Comandos de Saída

Os comandos de saída fazem com que sejam exibidos na tela do computador os dados e mensagens de saída de um algoritmo.

Há dois comandos de saída no Potigol, os quais permitem "imprimir" números ou textos na tela. Conheça o primeiro comando: o escreva. Você já viu esse comando na aula anterior, no exemplo do "Olá, mundo!", recorda-se dele? Reveja como é o comando:

O comando escreva irá imprimir, na região destinada à impressão das informações, o texto que estiver entre aspas (""). Quer experimentar o comando escreva? Utilize o editor de código abaixo e altere o texto entre as aspas, logo em seguida clique no botão "Executar" e avalie o resultado apresentado pelo seu simulador.

Agora que você aprendeu como funciona o comando escreva, veja como funciona o comando imprima. Este também serve para imprimir informações de seu algoritmo na tela, mas há uma pequena diferença entre ele e o escreva. Execute o código abaixo para, então, analisar a saída do algoritmo.

Esses comandos funcionam de maneira semelhante, pois imprimem na tela as informações presentes entre as aspas.

Apesar disso, possuem uma pequena diferença: um realiza a quebra de linha logo após imprimir o texto na tela, já o outro não faz essa quebra. Você já conseguiu identificar qual dos comandos realiza a quebra e qual não a realiza?

O comando imprima não realiza a quebra da linha após apresentar o conteúdo que estava entre suas aspas. Caso um novo comando de impressão seja utilizado, o conteúdo desse novo comando ficará "colado" na mesma linha do texto impresso pelo imprima. Tente agora modificar o conteúdo do programa acima e observe o que acontece.


Altere a ordem dos comandos e veja como as mensagens serão impressas. Em seguida, avalie o resultado. Caso queira, você também pode modificar o conteúdo dos comandos, sinta-se à vontade! :)

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados