Cursos / Eletrônica / Lógica de Programação / Aula 11

arrow_back Aula 11 - Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores

Estruturas de Dados Homogêneas

Você deve ter reparado que o exercício anterior não possui uma solução trivial. E se tivéssemos uma variável que permitisse armazenar vários valores? Será que isso tornaria a solução mais fácil? Imagine uma única variável que armazena vários valores ao mesmo tempo! Dessa forma, quando fosse necessário criar um algoritmo que precisasse guardar o nome de 40 alunos (ou mais), teríamos apenas uma única variável para todos os nomes, em vez de 40 variáveis. Isso certamente tornaria tudo mais fácil, não é mesmo?

Felizmente, a maioria das linguagens de programação possuem recursos que permitem a declaração de variáveis com capacidade múltipla de armazenamento. Essas variáveis são chamadas de estruturas de dados homogêneas.

As estruturas de dados homogêneas permitem armazenar um conjunto de dados de um mesmo tipo (por isso o nome homogêneo) em uma única variável. Essas variáveis também recebem o nome de variáveis compostas homogêneas ou variáveis compostas indexadas.

Podemos dizer, por exemplo, que uma variável homogênea é como uma rua, e os espaços para armazenar os dados são como as casas dessa rua. Assim como uma rua, as estruturas de dados homogêneas possuem um nome para identificá-las. Esse nome deve seguir as mesmas regras das variáveis primitivas que você utiliza até este momento.

Já para identificar cada um dos espaços (casas da rua) onde serão armazenados os dados, é necessário utilizar um número que recebe o nome de índice e que permite a identificação desses espaços. Se você pensar bem, cada casa de uma rua possui um número e este não pode se repetir nessa mesma rua. Já em outra rua (que em nosso algoritmo seria equivalente a outra variável do tipo estrutura homogênea), você poderá ter casas com os mesmos números da primeira rua.

Endereços em Vetores

Você pode estar se perguntando, agora, qual a capacidade de armazenamento de uma variável homogênea. A quantidade de espaços para armazenamento é, geralmente, definida no momento da declaração da variável. E, se pensarmos bem, quando uma rua é construída, ela também tem um tamanho definido, não é verdade?

O tamanho de cada estrutura de dados homogênea é, na maioria das linguagens de programação existentes, definido no momento de se declarar a variável, mas há linguagens nas quais não é necessário determinar a quantidade de espaços iniciais. Na linguagem Potigol adotada em nosso material didático, é necessário definir o tamanho das variáveis homogêneas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados