Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula 04

arrow_back Aula 04 - Os Custos de uma Manutenção

Autoavaliação

Para as questões a seguir, marque as alternativas corretas, considerando que pode haver mais de uma.

  1. Podemos afirmar que os custos gastos com a manutenção são:
    1. ( ) Custos diretos
    2. ( ) Custos indiretos
    3. ( ) Custos de perdas
    4. ( ) Não entram na planilha de custos
  2. A previsão dos custos de manutenção dos motores elétricos Weg de uma empresa, referentes ao mês de abril de 2012 era de R$ 1.000,00. A realização foi de R$ 500,00 por motor enquanto o Benchmark era de R$ 800,00. Marque qual das conclusões abaixo é a mais plausível.
    1. ( ) A empresa encontra-se com uma manutenção excelente, pois fez a manutenção dos motores a um custo reduzidíssimo.
    2. ( ) Há uma grande probabilidade de essa empresa não ter feito a manutenção de forma correta, tanto é que os custos foram inferiores ao do Benchmark.
    3. ( ) O setor de manutenção dessa empresa deve reduzir sua equipe de manutenção, pois a mesma encontra-se superdimensionada.
    4. ( ) Os parâmetros de Benchmark não se aplicam a esse tipo de atividade quando a empresa tem por objetivo otimizar seus custos.
  3. Quanto à terceirização da manutenção nas grandes empresas, marque a alternativa correta:
    1. ( ) Não faz sentido se falar em terceirização da manutenção nas empresas, pois essa atividade faz parte das técnicas gerenciais e tem o compromisso de agregar valor ao produto final e adequando-o ao uso do cliente.
    2. ( ) Não faz sentido se falar em terceirização da manutenção em grandes empresas, porque os custos dessa manutenção comprometem os lucros, uma vez que a terceirizada retira seus lucros dessa atividade.
    3. ( ) A terceirização da manutenção nas empresas passa por uma questão econômica que é gerada pela alta complexidade tecnológica dos equipamentos envolvidos e pelas ferramentas e conhecimentos específicos para realização dessa manutenção.
    4. ( ) A viabilidade econômica é o principal fator na decisão da terceirização da manutenção dos equipamentos de uma grande empresa. Se for viável economicamente, opta pela terceirização.
  4. Gabriel procurou a Eletrônica Suzana para reparar seu Xbox 4GB + sensor Kinect que queimou porque foi ligado em 220 volts. Em resposta a solicitação de Gabriel, a Eletrônica Suzana gerou a ordem de serviço número 1124 com orçamento detalhado para a aprovação de Gabriel:

    Ordem de Serviço nº 1124

    Serviço(s): Conserto da fonte do Xbox

    Relação das peças:

    Circuito integrado referencia TI 494 .........................R$3,18

    Mão de obra.................................................................R$80,00

    Total .............................................................................R$ 83,18

    Obs.: O serviço descrito será concluído no prazo máximo de três dias após a aprovação do orçamento.

    Gabriel não aprovou o orçamento e retirou seu Xbox da Eletrônica Suzana. No sábado passado, ele foi ao centro comercial do Alecrim e comprou o CI 494. Seu amigo, que sabia soldar, trocou o CI defeituoso e, assim, Gabriel consertou seu Xbox. Tomando por base essa história e fazendo uso do que você aprendeu nesta aula, escolha qual das alternativas abaixo seria a mais correta:

    1. ( ) A Eletrônica Suzana teve um grande prejuízo com o Xbox de Gabriel por causa da sua desistência, já que a empresa investiu tempo e conhecimentos para encontrar a peça defeituosa e ainda teve de comprá-la e substituí-la para ter absoluta certeza de se tratava apenas daquela peça. A Eletrônica Suzana deveria aderir à política do "preço para abrir" para não mais ficar no prejuízo.
    2. ( ) Para evitar que pessoas como Gabriel tirem proveito dessa situação e ter a garantia da aprovação do orçamento, a Eletrônica Suzana deveria introduzir um segundo defeito no equipamento. Dessa maneira, um segundo orçamento feito por outra eletrônica será sempre maior, o que fará com que Gabriel dê preferência aos serviços da Eletrônica Suzana.
    3. ( ) Gabriel foi muito "esperto" agindo da forma como agiu. Ele, inclusive, adotou esse mesmo procedimento para consertar os eletrônicos de seus colegas e ganhar uma boa quantidade de dinheiro. Como Gabriel nunca aprovara nenhum orçamento, a Suzana desistiu de trabalhar para ele e seus colegas.
    4. ( ) Depois que o gerente de manutenção da Eletrônica Suzana descobriu a "esperteza" dos garotos, resolveu recuperar o prejuízo adotando o seguinte procedimento: Substituir por peças danificadas as peça caras dos eletrônicos enviados por Gabriel e seus colegas. Assim, Gabriel não conseguiu consertar nada e todo equipamento que passava por suas mãos ficava imprestável.

Clique aqui para ver as respostas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados