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arrow_back Aula 03 - Criação do Setor de Manutenção Elétrica

Mão de obra

O número de pessoas disponíveis para a mão de obra da manutenção em uma empresa é uma questão fundamental desde o início de suas atividades e de difícil solução. Mas não devemos nos preocupar em acertar no primeiro instante, pois a medida que o tempo passa, você poderá otimizar o número de pessoas envolvidas, bem como sua qualificação. Lembre-se do que foi visto em aulas anteriores, quando esclarecemos que uma manutenção é feita por atividades diretas e indiretas.

Como ponto de partida, o número de pessoas envolvidas se define em função do número de equipamentos existentes, do porte da empresa, do ramo de atuação, bem como do seu grau de automação. No entanto, se você um dia vier a ser o responsável pela montagem de um setor de manutenção numa empresa de porte médio, por exemplo, um número razoável para dar um início nos trabalhos pode ser de 1 a 1,5% do pessoal total da indústria. Também é importante lembrar que a quantidade de pessoal envolvida depende muito do tipo de atividade da empresa. Por fim, é aconselhável que esse grupo tenha:

  • um engenheiro eletricista e/ou técnico em eletricidade com larga experiência em manutenção elétrica (5 a 10 anos);
  • alguns eletricistas experientes (1 a 5 anos);
  • um arquivista;
  • alguns aprendizes ou estagiários.

Selecionada sua equipe de manutenção, dê o controle das atividades para o engenheiro eletricista ou técnico com larga experiência que você contratou. Esse profissional deverá conhecer a organização e os trâmites de uma manutenção. Logo nos primeiros meses ele já terá condições de organizar o setor, chegando ao nível de delegar tarefas, como foi visto em aulas anteriores. Esperamos, sinceramente, que seja você esse técnico experiente, ou melhor, esse engenheiro experiente e por isso, estude com cuidado todo esse conteúdo.

Os eletricistas experientes que você contratou não deverão ter dificuldades em encontrar os possíveis defeitos das instalações elétricas. Serão capazes de implementar soluções adequadas para as modificações que por ventura se façam necessárias e, enfim, cumprir com as tarefas que você vier a designar para eles.

Para que esses eletricistas possam desempenhar bem suas funções, eles vão precisar das informações técnicas dos equipamentos, das plantas elétricas e esquemas. Onde estarão guardadas e catalogadas essas informações que serão utilizadas pelos eletricistas? Lembre que na sua equipe há o profissional arquivista!

Um arquivista, além de guardar e administrar todas as informações, administrará também a documentação gerada pelos eletricistas (e técnicos), por ocasião das manutenções. Essa documentação se transformara nas estatísticas da atividade de manutenção. Essas informações são extremamente importantes para que você possa tomar as futuras decisões sobre os rumos da manutenção e da empresa, como por exemplo, as decisões sobre marcas e modelos na hora da renovação de um parque de equipamentos.

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