Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 08

arrow_back Aula 08 - Circuitos conversores: CA em CA - Cicloconversores

Cicloconversor Trifásico / Trifásico

Quando se deseja alimentar uma carga trifásica por meio de um cicloconversor, a melhor opção é montar um cicloconversor a partir do arranjo de três conversores monofásicos com entrada trifásica, já mostrado na Figura 4. Nesse caso, utiliza-se só as chaves conectadas a uma das entradas das cargas (já que numa carga trifásica, as fases se complementam, são interligadas na outra extremidade). Logo, o arranjo permite uma saída trifásica utilizando-se menos chaves. Se fossem utilizados conversores trifásicos/monofásicos completamente para montar o cicloconversor, então seria necessário o dobro das chaves, pois existiriam outro conjunto igual de chaves para a outra extremidade da carga.

A seguir, a Figura 6 mostra o circuito de um cicloconversor com entrada trifásica e saída trifásica a partir da combinação de conversores monofásicos para uma carga resistiva.

 Cicloconversor com entrada trifásica e saída trifásica.

É importante observar que o controle das chaves é de extrema importância para o correto funcionamento do cicloconversor, pois ele será o responsável por, além de organizar os ciclos positivos e negativos das tensões de cada fase, sincronizar as três fases de forma que o sinal trifásico na saída seja equilibrado e defasado 120º entre si.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados