Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula 07

arrow_back Aula 07 - Circuitos conversores: CC em CC – CHOPPERS

Princípio de operação dos choppers

A análise da operação dos circuitos conversores CC-CC será divida em função da razão de variação da tensão de saída em relação à tensão de entrada: elevador, abaixador ou elevador-abaixador. Quando o Chopper é utilizado como regulador de tensão chaveado, que é a aplicação mais comum, ele é dividido em quatro topologias básicas: Buck, Boost, Buck-Boost e Cúk. Analisaremos as características de cada um deles.

Em um circuito conversor, o controle das chaves é de essencial importância, pois ele é quem define a forma de operação e, consequentemente, a relação da tensão de saída com a de entrada. Nesse estudo, dois conceitos são relevantes: o primeiro é o tempo de comutação ou de chaveamento (Ts), ele corresponde ao tempo que a chave permanece fechada (ton) mais o tempo que ela está aberta (toff), como mostrado na Figura 3.

O segundo é o ganho estático, mostrado na Equação 1, que reflete a relação entre a tensão de saída e a tensão de entrada. No conversor Buck, o ganho estático corresponde ao ciclo de trabalho D, que é a relação entre os tempos em que a chave permanece fechada com o tempo de comutação, mostrada na Equação 2.

Tempo de chaveamento e ciclo de trabalho.

Note que o ciclo de trabalho D revela o percentual do tempo de comutação em que a chave permanece fechada. Por exemplo, se queremos uma tensão de saída igual à metade da tensão de entrada, então é necessário um ciclo de trabalho de 50%, pois:

$$ D = \frac{V_{out}}{V_{in}} = \frac{\frac{1}{2V_{in}}}{V_{in}} = 0,5 $$

O que em percentual equivale a 50%, ou seja, o tempo que a chave deve permanecer fechada deve ser o mesmo que a chave permanece aberta.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados