Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula 13

arrow_back Aula 13 - Potência, Energia e Consumo

O chuveiro elétrico

Lembra-se da nossa última dúvida: como ocorre no chuveiro o chaveamento da temperatura de verão para a de inverno? A resposta é simples! Caso já tenha visto o interior de um chuveiro elétrico ou comprado uma “resistência” para um chuveiro elétrico, você deve ter percebido que ela vem com três conectores e duas “espirais”, sendo uma maior e outra menor. O esquema é aproximadamente o mostrado na Figura 5.

Tipo de resistência usada em chuveiros elétricos e esquema de chaveamento.

A partir da imagem, podemos observar que a espessura do fio em forma de espiral, no caso o resistor, ou como é chamada a resistência do chuveiro elétrico, apresenta a mesma espessura entre os três terminais, mudando apenas o seu comprimento, maior para a posição verão e menor para a posição inverno. Será que isso está certo mesmo?

Como na posição verão o aquecimento da água deve ser menor, logicamente, a potência do chuveiro deve ser menor. Dessa forma, se a tensão aplicada é a mesma, o que vai variar será o tamanho do fio resistivo e a corrente que irá passar por ele.

Lembrando que a potência é dada por $P = RI^{2}$, quanto menor a corrente, menor a potência. Para termos uma menor corrente, deveremos ter uma maior resistência. Assim, a afirmação citada anteriormente está correta!

Na posição inverno, a situação se inverte: teremos uma menor resistência e uma maior corrente. Lembrando que a tensão aplicada nas duas posições é a mesma e que aqui no Nordeste é de 220 V. Um fato interessante é que o circuito elétrico do chuveiro só é fechado quando o registro de água é aberto, fazendo com que a pressão da água ligue os contatos elétricos do chuveiro por meio de um diafragma, normalmente construído à base de uma liga de níquel e cromo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados