Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula 11

arrow_back Aula 11 - Multímetros

Introdução ao amperímetro

Como podemos medir a corrente de um circuito? Lembremos, agora, do funcionamento do galvanômetro, o qual, por meio de um campo magnético, move um ponteiro de forma proporcional à corrente elétrica que passa por ele. Porém, existem outras formas de se medir corrente elétrica utilizando circuitos mais avançados.

Assim, chamaremos de amperímetro o instrumento utilizado para medir corrente elétrica (contínua ou alternada) em um circuito elétrico. Ele deve ser ligado ao circuito de forma serial (esquema que pode ser observado na Figura 6) e, por isso, deve possuir uma resistência interna muito pequena para não influenciar na medida a ser realizada. A sua grande inconveniência é a de se necessitar abrir o circuito para sua inclusão!

Amperímetro ligado ao circuito.

Você Sabia?

Existe um instrumento chamado alicate amperímetro, o qual mede a corrente de um circuito a partir do campo elétrico produzido pela corrente elétrica e, assim, não necessita de ser inserido de forma serial no circuito, pois nem sempre é possível “abrir” a malha do circuito, por exemplo, cortar uma trilha da placa de circuito impresso. No entanto, sua maior restrição diz respeito a como ele é utilizado, visto que, em geral, serve apenas para medir correntes elétricas de maior amplitude e que circule por um dos fios condutores de alimentação, como o da Figura 7.

Alicate Amperímetro em um fio condutor.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados