Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula 02

arrow_back Aula 02 - SO: O Gerente do seu Computador (Módulos de um SO, Conceito de Processo)

Sistema Operacional: O Gerente

Quando instalamos um sistema operacional, estamos, de certa forma, definindo um gerente para os recursos do nosso computador. Você se lembra da analogia que fizemos na aula 1 entre o papel do Gustavo (coordenador de uma cooperativa de artesanato) e do sistema operacional no gerenciamento de um computador? E afinal, o que é preciso gerenciar em um computador? Um dos itens que precisam ser gerenciados são os programas (softwares) que você costuma utilizar quase ao mesmo tempo. A Figura 1 ilustra um cenário onde o usuário:

  1. Acessa seus e-mails.
  2. Usa a calculadora.
  3. Usa um editor de imagens para editar uma foto.
  4. Usa um programa de comunicação por voz (Skype, por exemplo).
  5. Utiliza um editor de textos para fazer os trabalhos da escola.
Um usuário executando múltiplos programas em um PC

Nas aulas da disciplina Arquiteturas de computadores, você viu que um programa é, basicamente, um conjunto de instruções que, ao serem executadas pelo computador, com a ajuda de um sistema operacional, realizam determinadas tarefas. Essa “lista de instruções” deve ser armazenada de forma que ela possa ser utilizada a qualquer momento – para tanto, precisamos guardar essas instruções em arquivos armazenados no HD de nosso computador. Vejamos a Figura 2 e, logo adiante, uma breve explicação sobre cada item enumerado da figura.

Elementos relacionados à execução de um programa

Para que um programa possa ser executado no seu computador, primeiramente, o código do programa (lista de instruções, representada na figura pelo item 2) deve ser transferido do HD (item 1) para a memória principal (item 3); quando o programa estiver disponível na memória principal, o processador (5) acessa, então, as instruções, uma a uma, (4) com a finalidade de interpretá-las e executá-las. Cada instrução pode corresponder a uma entrada ou saída de dados, como, por exemplo, obter os dados que digitamos no teclado (6) ou imprimir documentos na impressora (7). A Figura 2 ilustra, de maneira geral, alguns elementos relacionados à execução de um programa.

Lembrando um pouco o que vimos na aula 1, sobre estruturação dos sistemas operacionais, vimos que programas em execução são chamados de processos. Um processo é formado por três partes principais:

  1. O código do programa (lista de instruções).
  2. Os dados processados pelo programa.
  3. O contexto – que consiste no conjunto de informações adicionais sobre o processo –, como e onde estão armazenados os dados e instruções.

Para que um programa qualquer possa ser executado em um computador, o sistema operacional precisa executar um conjunto de funções básicas. Fazendo um paralelo com o mundo real, para que um ator possa representar um papel em uma peça, um conjunto de funções básicas de suporte foi feito: um local precisou ser reservado para o espetáculo, o cenário precisou ser montado, a iluminação precisou ser preparada, os atores contratados. Se não fosse esse trabalho de suporte, o ator não poderia atuar.

Assim, para que um programa qualquer possa ser executado no seu computador, nos bastidores o sistema operacional realizará um conjunto de funções básicas:

  1. O gerenciamento dos processos.
  2. O gerenciamento da memória disponível no seu computador.
  3. O gerenciamento dos arquivos existentes no computador.
  4. O gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída.

A seguir, iremos explicar de forma breve cada uma dessas funções, lembrando que nesta aula daremos apenas uma visão geral sobre essas funções. Nas próximas aulas veremos, detalhadamente, cada uma delas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados