Apresentação da disciplina

Olá! Seja bem-vindo(a) à disciplina Técnicas de Instalação e Manutenção!

Curioso(a) para saber o que você aprenderá? Bem, antes irei lhe dizer a importância de estudar essas técnicas.

Não deve ser surpresa para você que, atualmente, devido ao avanço da tecnologia, as máquinas estão substituindo o trabalho humano. Isso vem acontecendo principalmente em fábricas e indústrias. Em razão da competitividade crescente, as indústrias não podem perder tempo e dinheiro com falhas nos processos. Essas falhas ocorrem, geralmente, como consequência dos erros de trabalho humano ou de equipamentos da fábrica. Quanto às falhas humanas, alguns erros podem ocorrer em consequência do manuseio incorreto do equipamento ou das ações inconscientes ou não planejadas. No caso dos equipamentos, o funcionamento contínuo acarreta o seu desgaste, o que diminui sua eficiência e, com o passar do tempo, leva à falha, de modo a ser necessário que toda a indústria realize uma parada para uma manutenção.

A ineficiência gera perda de energia ou de qualidade dos produtos, e uma parada do processo de produção, por sua vez, gera perda financeira direta. Devido à evolução da tecnologia, a manutenção passou a ser uma área de maior visibilidade. Manter um equipamento funcionando bem e por mais tempo é sinônimo de produtividade. A tecnologia permite que alguns equipamentos possam realizar autodiagnósticos, obter uma gama de informações acerca do seu funcionamento e determinar quando problemas podem surgir. Com uma quantidade maior de informações sobre os equipamentos e processos, é possível organizar paradas e realizar manutenções mais proveitosas do que aquelas que ocorrem apenas quando o equipamento sofre uma avaria.

A disciplina Técnicas de Instalação e Manutenção tem por objetivo mostrar toda a ciência referente à organização e execução de manutenções. Com foco no conceito de Terotecnologia, essa disciplina aborda diversos aspectos a respeito da manutenção, do seu planejamento e de sua prática.

Assim, você aprenderá os conceitos básicos sobre o que é manutenção, os tipos desta, o modo como é organizada, as ferramentas e os processos, os custos, além de práticas de soldagem. Então, prepare-se para um aprendizado dinâmico. Conte comigo para tirar suas dúvidas e até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados