Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula 15

arrow_back Aula 15 - Dispositivos de Proteção e Aterramento

Sistemas de Aterramento

Podemos fazer uma analogia entre o circuito elétrico e um sistema hidráulico. Se tivermos, por exemplo, uma caixa d’água no teto de uma casa ligada por um cano a uma piscina no seu quintal, a pressão da água da caixa em relação ao chão da piscina é maior do que a pressão da água na superfície da piscina em relação ao seu chão.

Como a caixa está mais alta que a superfície da piscina em relação ao seu fundo, a diferença de pressão entre ambas faz com que a água corra pelo cano da caixa para a piscina. Assim, podemos imaginar a pressão da água como sendo análoga ao potencial elétrico. A diferença de pressão entre a caixa e a piscina é análoga à diferença de potencial elétrico (tensão) entre os terminais do resistor.

O fluxo de água através do cano é análogo à corrente elétrica que circula no resistor. Indo mais longe com a nossa analogia, imaginemos dois lagos situados em diferentes altitudes e ligados por um rio. A pressão da água irá fazer com que esta corra pelo rio do lago mais alto para o lago mais baixo. No planeta Terra, a maioria da água nos continentes vai correndo de lagos mais altos para lagos mais baixos por meio de rios, indo finalmente desaguar no mar.

Lembram-se da música Riacho do navio, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas? “Riacho do navio corre pro Pajeú, o Rio Pajeú vai despejar no São Francisco, o Rio São Francisco vai bater no meio do mar [...].” Pois bem, é disso mesmo que estamos falando. Assim como convencionamos medir a altitude dos lagos em relação ao nível do mar, de forma análoga, convencionamos atribuir à Terra o potencial de referência (zero volts), em relação ao qual medimos o potencial elétrico de todos os outros pontos de um circuito elétrico.

Você já deve ter visto uma tomada elétrica. De acordo com o novo padrão brasileiro de tomadas elétricas, cada plugue possui três pinos: fase, neutro e terra. A Figura 5 mostra a disposição deles em uma tomada e a simbologia adotada para os condutores elétricos associados. O condutor de fase pode ser da cor vermelha, preta ou branca; o condutor neutro é da cor azul clara e o condutor terra é verde-amarelo ou verde. Na Figura 4b é mostrada como esses condutores e o potencial de referência de terra são representados em projetos e esquemas de instalações elétricas.

Neutro, terra e fase: (a) novo padrão de tomadas elétricas; (b) simbologia

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados