Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula 15

arrow_back Aula 15 - Dispositivos de Proteção e Aterramento

Sistemas de Aterramento

Sabemos que a tensão elétrica é a medida da diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito. Quando dizemos que a tensão sobre um resistor é de 10 V, estamos dizendo que a diferença de potencial elétrico entre eles é 10 V. Isto é, o potencial do terminal por onde a corrente “entra” é 10 V em relação ao terminal por onde a corrente “sai”, e vice-versa. O potencial do terminal por onde a corrente “sai” do resistor é -10 V em relação àquele por onde a corrente “entra”.

Assim, para medir potenciais elétricos, precisamos de um ponto de referência, ao qual atribuímos arbitrariamente o potencial zero, ou potencial de referência. Como o planeta Terra tem a capacidade de absorver uma quantidade imensa de carga elétrica, seja positiva, seja negativa, ele pode ser considerado como um imenso condutor de cargas elétricas.

Por essa razão, costumamos medir potenciais em relação à Terra, convencionando o seu potencial como zero volts, ou seja, convencionamos que a terra está no potencial de referência ou potencial terra. No entanto, não necessariamente o potencial de referência precisa ser a Terra. Por exemplo, em um dispositivo eletrônico alimentado por baterias, como um telefone celular, não existe nenhuma conexão elétrica com a Terra. Nesses casos, costumamos arbitrar o potencial de referência (zero volts) ao polo negativo da bateria, que, por vício de linguagem, chamamos também de terra do circuito, embora não tenha nenhuma conexão com a terra propriamente dita.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados